16ª REGIONAL DE SAÚDE DE APUCARANA CONFIRMA CASO DE CHIKUNGUNYA EM RIO BOM
O último boletim técnico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde (SESA) do estado do Paraná, referente o período 1º de agosto a 24 de outubro de 2017, confirmou um caso positivo de chicungunya na cidade de Rio Bom. De outro lado, não houve registro de Dengue nos municípios da região, apenas notificações, que foram 99 no total, no geral no estado, foram confirmado 122 casos de Dengue, sendo 115 casos autóctones e 7 casos importados e sendo o primeiro caso confirmado de chicungunya no estado do Paraná na cidade de Rio Bom no período de 1º de agosto a 24 de Outubro.
Para o chefe da Divisão da Vigilância em Saúde, Marcos Costa, da 16ª Regional de Saúde de Apucarana, o caso serve de alerta para para os gestores públicos e a população da cidade, uma vez que o mosquito transmissor é o Aedes Aegypti, o mesmo da Dengue e do Zica Virus. "A situação, no momento, esta tranquila, mas temos que ficar sempre em alerta. A partir de agora, os dias começam a esquentar, as chuvas também aumentam e os focos dos mosquitos começam a surgir", observa.
Neste sentido, o boletim também traz um alerta do laboratório de Climatologia, da Universidade Federal do Paraná, com apoio do Instituto Tecnológico do Paraná, sobre o risco de climático para formação de ambientes favoráveis a Dengue nos municípios. Rio Bom aparece na categoria de risco médio, ressaltado na importância nos cuidados preventivos, como não manter água parada.
Nenhum comentário