Eclipse da lua deve reunir dezenas de observadores nesta sexta (27) em Londrina
Nesta sexta-feira (27) ocorrerá o fenômeno conhecido como Lua de Sangue, em razão de eclipse de longa duração previsto para à tarde. O eclipse total vai começar às 16h30 e quando a lua nascer, ela já vai estar totalmente eclipsada. A partir das 18h13 ela começa a sair da sombra mais escura, que é a chamada umbra, e isso marca o início do eclipse parcial, que vai até às 19h19.
Com isso, o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal) e o Museu de Ciência e Tecnologia de Londrina (MCTL-UEL) promoverão uma grande observação astronômica na praça Nishinomiya, em frente ao aeroporto da cidade. Além da observação do céu, o evento contará com apresentação de várias palestras sobre temas astronômicos, mostra de robótica e experimentos de física e sorteios.
O coordenador do Gedal e membro do museu de Ciências da UEL, Miguel Fernando Moreno, explicou que o fenômeno é diferente da Super Lua, quando a lua está mais perto da Terra. No caso desta sexta, haverá uma cor diferenciada da lua, no auge do eclipse. Ele disse que o eclipse poderá ser visto de qualquer lugar do País.
De acordo com o Miguel, a lua tem influencia sobre as marés, mas o eclipse não vai alterar essa relação.
Miguel afirmou que especialistas vão ficar a disposição do público para a observação, com telescópios.
O evento é totalmente gratuito e aberto a todos os interessados. Haverá também o sorteio de brindes, incluindo materiais da Nasa (DVD’s, pôsteres, adesivos, camisetas, etc) e um telescópio. Para participar do sorteio, é preciso doar fraldas geriátricas, sendo que cada pacote doado dará direito a um cupom.



Nenhum comentário