Últimas Notícias

POLÍTICAS PÚBLICAS
Direitos da criança e adolescente são debatidos em Conferência Municipal
 

 
Prefeito destacou a importância das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes


Prefeito destacou a importância das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentes
"Proteção Integral, Diversidades e Enfrentamento às Violências" foram os temas debatidos na 8ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizada na tarde desta quinta-feira (16), no Centro Social Urbano. O evento é organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) com apoio da Prefeitura de Rio Bom, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social.

De acordo com o presidente do CMDCA, Jair Valdir Deretti, a Conferência é um espaço importante para fortalecer o movimento em defesa dos direitos da criança e do adolescente. "Aqui, são decididas políticas públicas capazes de mudar a vida das pessoas, garantindo oportunidades mais amplas e justas. Tenho certeza que daqui vão sair muitos frutos”, afirma o presidente.

O prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT) destacou que as crianças e os adolescentes devem ser a prioridade em toda administração pública. “Eles serão o futuro do município, do país, do mundo. É preciso que as haja políticas que façam valer os seus direitos”, explica.

A 8° Conferência é um espaço democrático de discussão que reúne poder público e sociedade civil organizada para debater e decidir as prioridades nas Políticas Públicas. Crianças, adolescentes, pais e representantes de órgãos e instituições participam do evento. A conferência traz cinco eixos norteadores para os três dias de trabalho: a Garantia dos Direitos e Políticas Públicas Integradas e de Inclusão Social; a Prevenção e Enfrentamento da Violência Contra Crianças e Adolescentes; o Orçamento e Financiamento das Políticas para Crianças e Adolescentes; a Participação, Comunicação Social e Protagonismo de Crianças e Adolescentes; e os Espaços de Gestão e Controle Social das Políticas Públicas de Criança e Adolescentes.

Para a diretora da Secretaria Municipal da Assistência Social, Lúcia Parra, a execução das políticas públicas no município são prioridades da atual gestão. "Cabe a nós a execução das políticas públicas”, afirma.

A palestra magna da conferência teve como tema a "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento às Violências no Contexto das Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes". Na oportunidade, a convidada Kelly Cristina Rodrigues Pesce, assistente social do CMDCA de Apucarana, abordou a temática, destacando a mortalidade de negros e pobres, assim como a importância de uma rede articulada com protocolos definidos para a garantia integral dos direitos de crianças e adolescentes.

O evento contou com a presença de representantes do escritório regional em Apucarana da Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social (SEDS), entre eles a chefe Juliana Eliza da Silva, de alunos da rede estadual de ensino e da população em geral.
 
 
 Galeria de Fotos
Prefeito destacou a importância das políticas públicas voltadas a crianças e adolescentesDireitos da criança e adolescente são debatidos em Conferência MunicipalEvento contou com a apresentação teatral do CMEI João Paulo IIJair Valdir Deretti, presidiente do CMDCAJuliana Eliza, da SEDS Apucarana e prefeito EneMomento da aprovação do Regimento Interno da ConferênciaA palestrante e assistente social, Kelly Cristina Rodrigues Pesce, destacou a importância de uma rede articulada com protocolos definidos para a garantia integral dos direitos de crianças e adolescentesJair Deretti, Lúcia Parra, Kelly Pesce e Eurides Bueno, assiste social da secretaria municipal homônimaMomento do debate e definição das propostasJair Deretti e o diretor da USF, João Mendes, foram escolhidos para representar o município na Conferência Estadual
 
 

Nenhum comentário