Últimas Notícias

Rio Bom - Arrastão contra a Dengue mobiliza equipes da saúde, voluntários e setor de limpeza para combater  o mosquito Aedes aegypti

Servidores públicos municipais se uniram para mutirão de combate à dengue nesta segunda-feira (29)

A Autarquia Municipal de Saúde – AMS – da Prefeitura de Rio Bom reuniu uma equipe sob a coordenação da Vigilância Sanitária – Controle de Vetores – e realizou mais um arrastão pela cidade em busca de potenciais criadouros do mosquito da Dengue.

"Também contou com voluntários"

As equipes, que também contaram com voluntários, percorreram as casas da cidade e visitou áreas de risco, orientando os moradores e retirando entulhos que podem acumular água e possibilitar os criadouros do mosquito aedes aegypti que transmite não só a dengue, mas também a febra amarela, a gripe chikungunya e o zika vírus.

"Com retirada de entulhos e tudo que acumule água nas residências"

Segundo o Presidente da Autarquia Municipal de Saúde, Luciano Cesar, a programação é de que sejam realizadas ações periódicas como esta, de forma já garantida, ao menos uma vez por mês.

A equipe percorreu toda a área central do município e recolheu mais de 30 sacos de lixo, além de móveis inutilizáveis e carcaças de eletrodomésticos. “Foi um dos mutirões que surtiram mais efeito nos últimos meses. A população acolheu os apelos da Autarquia sobre os sérios riscos de gerar uma epidemia, já que o verão é uma estação propícia para a proliferação do mosquito”, afirma o chefe da divisão da Vigilância Sanitária, José Carlos Garutti.


Para eliminar os focos do mosquito, os mutirões serão intensificados todos os meses, a pedido do Ministério Público Estadual, que demonstrou preocupação frente aos riscos de epidemias dessas doenças. De acordo com o órgão, o município deve notificar os proprietários de terrenos e imóveis que estiverem em situação irregular (terrenos sujos e sem roçagem), a fim de provocar maiores cuidados da população. “O proprietário que for notificado terá o prazo de 7 dias para regularizá-lo, e estará sujeito às penas de detenção e multa, dispostas no Art. 268 do Código Penal Brasileiro”, explica Vanessa Karoline, coordenadora de Controle de Endemias.
 
Para o prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), as ações estão sendo bem desenvolvidas. “A população está acolhendo muito bem as nossas campanhas de conscientização. Isso mostra que juntos vamos manter a cidade limpa e livre do Aedes, sem a necessidade de notificar ninguém.

 




Nenhum comentário