Últimas Notícias

Rio Bom - Realiza XIª Conferência da Assistência Social

 

O cerimonial de Abertura contou com a presença do prefeito Ene Benedito Gonçalves (PDT), Secretária de Assistência Social Margarida Lozano, presidente da câmara Amarildo Pinto de Andrade (PSB), primeira Dama Marlene Norbiato, secretário de Obras Idair Batista e Secretário de Finanças João Batista Pereira. Palestrante Vanea de Souza Quevedo Salvani, Assistente Social de Novo Itacolomi, ministrou a palestra que norteou os três eixos da Conferência. Realizado na última quinta-feira, dia 08 de agosto de 2019, ás 13:00 horas, no Centro Social Urbano com o tema "Direito do povo, com financiamento Público e participação Social", com a presença  de 90 pessoas inscritas e representantes da Sociedade Civil e Governamentais.Para fomentar o debate e ampliar as reflexões, a assistente social Vanea de Souza Quevedo Salvarani, de Novo Itacolomi, ministrou palestra sobre o tema e os três eixos que nortearam a conferência: assistência social é um direito do cidadão e dever do estado; política pública tem que ter financiamento público e a participação popular garante a democracia e o controle da sociedade.
 De acordo com Vanea, os cidadãos deveriam participar mais ativamente dos debates que envolvem seus direitos. “A nossa Constituição prevê, na teoria, inúmeros direitos para a assistência social, embora na prática seja diferente. Precisamos entender que devemos estar inseridos nos contextos de luta para garantir direitos já adquiridos durante a história do nosso país”, ressalta a assistente social.
 A diretora municipal da pasta, Margarida Soares Lozano, reforçou a importância da população nesses eventos. “Esses espaços fortalecem a participação social e são oportunos para um debate mais amplo em torno das políticas públicas, a fim de conhecer as demandas da população. Ouvir a população é a garantia da participação e de avanços nessas políticas públicas na assistência social. Além disso, em eventos como este é possível avaliar as ações até aqui realizadas, propor diretrizes e estratégias para avançar cada vez mais”, comentou.

Após a palestra, foram realizados debates e trabalhos em grupo para a elaboração de propostas para o município, Estado e União. As propostas serão levadas para a XIII Conferência Estadual, em Curitiba, nos dias 30 e 31 de outubro, pelos delegados que representarão o nosso município.


Nenhum comentário