Últimas Notícias

Rio Bom - Município lança programa pioneiro de cuidado á saúde do idoso

O Prefeito Ene Benedito Gonçalves (PSB) lançou nesta terça-feira (08) a Rede  de Atenção Integral à Saúde do Idoso, com objetivo é organizar e preparar o sistema de saúde estadual para atendimento qualificado da população idosa. A estratégia é inovadora no campo da saúde pública mundial.

O Prefeito Ene Benedito Gonçalves (PSB) lançou na terça-feira (08) a Rede de Atenção Integral à Saúde do Idoso. O objetivo é organizar e preparar o sistema de saúde municipal para o atendimento qualificado da população idosa, que exige cuidados diferenciados. A estratégia é inovadora no campo da saúde pública mundial. O evento de lançamento ocorreu no salão de reunião da Unidade da Saúde da Família de Rio Bom.
“O processo rápido de envelhecimento da população traz grandes desafios ao Sistema Único de Saúde (SUS). A Rede de Saúde do Idoso, modelo pioneiro no mundo, vem para trazer aos Riobonenses um envelhecimento ativo e saudável, com qualidade de vida, autonomia e independência pelo máximo possível de tempo”, destaca o secretário de Saúde Luciano César.
O programa teve início na última terça-feira (08/10) e vai contar com uma equipe de multiprofissionais da saúde (Médico Geriatra, Enfermeira, Nutricionista, Assistente Social e Fisioterapeuta) que pretende identificar o quadro de saúde dos idosos, por meio de estratificação de vulnerabilidade clínico-funcional.  De acordo a enfermeira Paula Tavares, haverá um questionário, sobre o quadro atual de saúde, na qual os idosos serão identificados como: 1) Robustos: aquele que tem autonomia de exercer suas atividades diárias, sem o auxílio de outrem; 2) Pré-Frágil: aquele que apresenta algum tipo de fragilidade particular; 3) Frágil: aquele que é totalmente dependente de outrem para realizar as suas necessidades. “Esse diagnóstico é necessário para que possamos realizar o trabalho de prevenção de doenças proposto pelo SESA, desde novembro de 2017 e fortalecer essa política pública. Afinal, prevenir doenças é muito melhor que tratar doenças”, salienta Paula.Os idosos identificados como “robustos”, terão o acompanhamento com o geriatra em Rio Bom, na qual serão inseridos, posteriormente, em atividades voltadas para melhorar a qualidade de vida dos idosos. Os demais, serão encaminhados e acompanhados no Cisvir de Apucarana.Na ocasião, o senhor Otávio dos Santos, 86 anos, foi o idoso convidado a ser referência para a equipe de estratificação. Viúvo, mora sozinho e mostrou muito vigor e autonomia. “Dou graças a Deus por chegar até aqui com saúde e ânimo para realizar as minhas atividades diárias. Envelhecer todos querem, mas com qualidade”, ressalta.

Nenhum comentário