Últimas Notícias

Londrina - Arquidiocese de Londrina recomenda evitar contato em missas para prevenir coronavírus

A Arquidiocese de Londrina divulgou na sexta-feira (28) uma lista de medidas preventivas para evitar possíveis contágios do novo coronavírus durante missas e celebrações. Entre as recomendações, há cuidados para os fiéis e os celebrantes das missas. A publicação é assinada pelo arcebispo, Dom Geremias Steinmetz.
A arquidiocese destacou que “todos têm responsabilidade de evitar situações e circunstâncias que facilitem o contágio”. Foi solicitado que a comunhão eucarística seja recebida nas mãos pelos fiéis, em vez de diretamente na boca, e que seja distribuída em somente uma espécie, ou seja, sem o vinho.
O momento da oração do Pai Nosso deve ser realizado sem o contato manual entre os fiéis. Em muitas comunidade esse é um momento das missas e celebrações em que as pessoas fazem a oração de mãos dadas. Outra recomendação é omitir os abraços no momento da “Paz de Cristo”. Além disso, é para evitar o aperto de mãos durante a acolhida aos fiéis. O Paraná não tem nenhum caso confirmado da doença.
A publicação também elenca outras medidas de prevenção, apontadas pelas autoridades sanitárias, como higienizar as mãos muitas vezes com água e sabão ou álcool gel; utilizar lenço descartável para higiene nasal; proteger com lenços (preferencialmente descartáveis a cada uso) a boca e o nariz ao tossir ou respirar; evitar tocar no nariz ou boca após o contato com superfícies; e manter os ambientes bem ventilados.
Dengue
A Igreja Católica em Londrina também reforçou os apelos para o combate à dengue. “A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito. Por isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerante, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d’água, tambores, latões, cisternas, sacos plásticos e lixeiras, entre outros”, elencou o texto da arquidiocese londrinense.

Nenhum comentário