Últimas Notícias

 

Rio Bom - RENOVAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL PODE CHEGAR AOS 50%. E GRANDE A TENSÃO ENTRE OS VEREADORES JÁ AGORA 



A perspectiva de uma renovação, igual ou a 50%, na Câmara Municipal de Rio Bom, com as eleições deste ano, aumenta a tensão entre os vereadores. Além da disputa que cada um travará dentro dos seus próprios partidos, no momento, todos estão atentos à movimentação da campanha.

Tendo em vista o fim das coligações proporcionais, os pretensos candidatos sinalizam se será mais ou menos difícil a campanha de cada um. Quanto mais partidos conseguirem ter candidatos competitivos em suas chapas, mais chances há de aumento da renovação no Legislativo municipal.

Mas as dificuldades para a eleição de vereador em Rio Bom, não são exclusividade dos titulares de mandatos. A maioria dos partidos faz seleção dos pretensos candidatos para reunir os que têm chance de amealhar o maior número de votos possíveis para conseguir ao menos alcançar o quociente eleitoral, de aproximadamente 300 votos, sem o que, sequer, poderá eleger um vereador.

Neste ano, diferentemente dos demais pleitos, só os votos da legenda elegerão os candidatos do partido. Antes, com a coligação proporcional, os votos de todos os candidatos da aliança, independentemente do partido aliado, formavam um bolo só para a divisão das vagas.

Ademais, neste ano, ainda há o fato de o partido, mesmo contando com os votos mínimos para eleger um dos seus, o mais votado deles terá de somar ao menos 250 votos, ou seja, 10% do quociente eleitoral. Essa realidade também é nova para as eleições municipais deste ano. Antes, com qualquer número de votos, bastando o partido ou a coligação somar a quantidade de votos para eleger um número determinado de vereadores, bastava o candidato ter sido votado para ganhar o mandato.


Nenhum comentário