Últimas Notícias

RIO BOM - INCENTIVO DO PLANTIO DE VASSOURAS E INDUSTRIALIZAÇÃO

 

rio bom vai incentivar plantio de vassouras e instalação de fabrica de cabos para industrialização da vassoura 



A vassoura é o mais popular utensílio doméstico de limpeza e para os produtores rurais de Rio Bom ela representa uma importante fonte de renda aos pequenos agricultores. A fabricação artesanal de vassouras caipiras, como ela é conhecida, a partir da palha seca do sorgo-vassoura, é um meio de subsistência para pequenos produtores e seus familiares da região. Quem utiliza o utensílio em sua casa mal imagina que desde o plantio até chegar manufaturada na residência das pessoas é preciso muito trabalho manual.

Para cultivar um hectare de sorgo-vassoura, um homem leva 30 dias. As operações vão desde a limpeza do terreno, aração, gradagens, sulcagem, passado pelo plantio, cultivo, colheita, desgrana e enfardamento. O plantio é feito com trator e plantadeira, entre setembro e início de outubro, podendo ocorrer replantio com matraca. São feitas duas capinas manuais. A colheita é realizada quando a palha está amarelo- esverdeada, cerca de 100 dias após o plantio. A palha colhida é enfardada e armazenada em barracões.

O Prefeito Moisés Andrade foi procurado por empresário do ramo, para instalação de uma fabrica de vassouras e também de cabos no município de Rio Bom. Segundo o Prefeito que está empenhado em trazer empresas no município para geração de emprego, um bom momento para incentivar os pequenos agricultores da renda familiar a plantar, cuja a rentabilidade e muito melhor que a soja ou até mesmo o milho. Concluiu que os agricultores terão o respaldo técnico da EMATER, frisou o Prefeito.

Nenhum comentário