Londrina terá “Marcha da Cachaça” contra proibição do consumo de bebidas em vias

Um evento na rede social Facebook está convidado londrinenses para participarem de um ato contra a lei municipal que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas da cidade, que foi aprovada pela Câmara de Vereadores no início de julho. Nominado “Macha da Cachaça”, o evento programa a manifestação para ter início às 15h, na avenida Higienópolis, no jardim Guanabara. Os moradores desta região foram os maiores apoiadores pela aprovação da lei, de autoria do executivo municipal. Até a manhã desta quarta-feira (25) mais de 1,2 mil pessoas haviam confirmado presença.
A proposta que avançou no legislativo, e foi para sanção do prefeito Marcelo Belinati (PP), veda o consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, como ruas e praças, das 22h às 8h, além de prever a proibição, em qualquer horário, do consumo de álcool em uma distância de até 300 metros de escolas. De acordo com o projeto, a fiscalização caberá à Guarda Municipal (GM) e quem descumprir poderá ser multado em até R$ 500. A GM já informou que deve começar a verificação deste tipo de conduta a partir de agosto.
“Em Cascavel tentaram esse projeto de lei proibindo o consumo de bebidas alcoólicas em via pública, porém o TJ-PR julgou inconstitucional porque restringe o direito de liberdade individual, sobretudo porque a ingestão de bebida alcoólica, além de ser lícita é socialmente aceita. E sejamos honestos: o problema não é o consumo de bebida e sim o barulho e o descarte incorreto de latas e garrafas! Vamos nos mobilizar contra esse PL inconstitucional”, diz o texto que está sendo publicado nas redes sociais junto com o evento da “Macha da Cachaça”.



Nenhum comentário