Últimas Notícias


Evento aconteceu em Arapongas e contou com discussões sobre várias temáticas, Festival de Talentos e Collor Fest.

Por Milady Trava
Marcada pela alegria e dinamismo de sempre, a Pastoral da Juventude (PJ), da Diocese de Apucarana, realizou no último domingo (18) o 33º Dia Nacional da Juventude (DNJ). O evento foi realizado em Arapongas e contou com a presença de 600 jovens. Os trabalhos foram inspirados pelo tema: “Juventude Construindo uma Cultura de Paz” acompanhado do lema: “Disse estas coisas para que em mim vocês tenham paz, neste mundo vocês terão aflições, contudo, tenham coragem, Eu venci o mundo” (Jo 16,33).
Com o objetivo de celebrar a vida da juventude, o dia teve início com a missa presidida pelo Padre Adeventino Alves de Oliveira na Paróquia São Francisco de Assis, seguida de uma caminhada temática até a Comunidade Santa Cruz.
Em suas três paradas, de forma dinâmica, os jovens foram convidados a refletir sobre o enfrentamento dos ciclos de violência contra as mulheres, a consolidação de Políticas Públicas de Juventude (PPJs) e sobre a construção de um cultura de paz. Além dos momentos de reflexão, a tarde contou com Festival de Talentos, quando os participantes de diversos grupos presentes puderam demonstrar suas habilidades artísticas voltadas ao tema do DNJ.
O final do dia foi celebrado com a Collor Fest, a festa das cores, unindo alegria e descontração. “O DNJ é sempre muito importante em minha vida. Como em todos os anos, sempre volto com as energias carregadas, pois posso rever velhos amigos e fazer novas amizades” afirmou Antônio Marcos de Paula Lima, 19 anos, participante do grupo Força Jovem, de Munhoz de Mello.
Para o coordenador diocesano da PJ, Rafael Henrique da Silva Ferreira, o DNJ foi de imensa satisfação. “A sensação é simplesmente incrível, ver os jovens de várias expressões chegando, entrando em sintonia, ver todos naquela linda ciranda foi de arrepiar. Fiquei o dia todo feliz que não cabia em mim, e agradecendo por cada jovem presente, por poder fazer parte dessa história e por tudo ter ocorrido melhor do que planejamos! Gratidão resume tudo!” define Ferreira.
O Dia Nacional da Juventude surgiu em 1985, durante o Ano Internacional da Juventude, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). O objetivo era a mobilização que a juventude construísse espaços de participação, para pensar e repensar uma nova sociedade. Todos os anos são organizados um dia de festa da juventude, sempre com um tema importante a ser debatido e trabalhado com os grupos de jovens. O DNJ acontece em todo o país todos os anos no último domingo do mês de outubro, exceto nos anos eleitorais, quando a data é alterada, como neste ano.

Post Comment

Nenhum comentário