A Prefeitura de Rio Bom, através da Secretaria Municipal de Agricultura, promoveu no dia 23 de Novembro de 2018 o 2º Seminário de Diversificação de atividades agropecuárias. O evento ocorre no período das 13h00 às 18h40, no Centro Comunitário de Rio Bom. Durante o seminário, foi abordados assuntos como manejo e conservação de solo e água, tomate alternativo, créditos rual pelo Banco do Brasil e Sicredi e energia solar pela Perotel Engenharia.
O Prefeito municipal, Ene Benedito Gonçalves, estima que o evento, realizado em parceria com a Emater, Banco do Brasil e Sicredi, reuniu cerca de 200 agricultores familiares. De acordo com ele, a produção agrícola já é bastante diversificada no Município e o seminário buscará incentivar o desenvolvimento de novas atividades que tenham mercado e, consequentemente, apresentem retorno econômico aos produtores.
O evento também reforçou o compromisso da atual administração com o fortalecimento da agricultura familiar. “O prefeito Ene Benedito Gonçalves está buscando viabilizar junto aos deputados que nos representa Apoio e recursos para Agricultura Familiar. Essa é uma das propostas que foi apresentada durante a nossa campanha, e prova disso está os tratores e carretas para atender os nossos agricultores", recorda.
Outro nicho de mercado a ser explorado, a partir da organização dos produtores e de incentivos da administração municipal, é a horticultura orgânica. “São produtos diferenciados, que agregam valor e atendem os requisitos de segurança alimentar. Apesar da demanda que existe no mercado consumidor, praticamente não tem produtores que se dedicam a essa atividade em Rio Bom”, avalia.
O 2º Seminário de atividades agropecuárias busca a geração de renda na Propriedade Rural também abordou a cultura do tomate, que conta com cerca de alguns produtores no município, conforme estimativa feita por Toninho. Outra temática que foi colocada em discussão é a produção de tomate, bem como a organização de grupos de produtores. “Tudo isso foi discutido dentro da perspectiva da agroindustrialização, buscando agregar valor aos produtos agrícolas e gerando mais renda aos agricultores familiares”, finaliza.
Nenhum comentário