Últimas Notícias

Londrina - Volta usar veneno contra dengue e agentes passam por treinamento

Os agentes de endemias voltaram a utilizar esta semana o veneno Malathion para eliminar os criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e outras doenças, em Londrina. O inseticida foi enviado pelo Ministério da Saúde, que enfrentou dificuldades em normalizar os estoques nos últimos meses, já que o veneno apresentou problemas na diluição.
A diretora de Vigilância e Saúde do município, Sônia Fernandes, explicou que neste primeiro momento os trabalhos estão sendo feito de forma parcial por meio da utilização das chamadas bombas costais pelos agentes. Durante a semana, agentes estiveram em Maringá passando por um treinamento para manusear o novo inseticida, de nome Cielo, que tem previsão para chegar em março.
“Na prática não existe muita diferença, inclusive é da mesma clássica de inseticida, inclusive com um cheiro melhor
Atualmente, existem apenas 25 caminhões que podem aplicar o fumacê para atender os 399 municípios do Estado. Questionado se essa falta de estrutura pode afetar Londrina de alguma forma, o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse acredita que a cidade vai ser contemplada. “É a segunda cidade do Estado do Paraná e tem sua importância reconhecida”, disse.

Nenhum comentário