Últimas Notícias

Rio Bom -  comemora aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativo

Sem festa, Rio Bom comemora 56 anos de emancipação Politica em meio á Pandemia do Coronavírus

O município de Rio Bom comemora nesta terça-feira (28) o aniversário de 56 anos de emancipação político-administrativa, por isso é feriado municipal. Localizada a 400 quilômetros da capital Curitiba, a hospitalidade é uma característica presente em Rio Bom, que vem atraindo cada vez mais os seus visitantes.
 Em um cenário impróprio para a realização de festas, Rio Bom, comemora 56 anos nesta 3ª feira (28.abr.2020), feriado municipal. Localizada no Norte do Paraná, o município passará seu aniversário em isolamento, assim como é recomendado especialmente às pessoas acima dessa faixa etária devido ao risco do contágio do novo coronavírus, causador da covid-19. Prevista pela Lei Federal Nº 13.979 de 06 de Fevereiro de 2020 e do Decreto do Governo Estadual Nº 4230 de 16 de março de 2020 e as Recomendações Administrativas Nº 42/2020 do Ministério Público do Estado do Paraná Nº MPPR-008720.000316-5 e Procedimento Administrativo Nº MPPR-0087.20.000307-4, sendo a Recomendação do Ministério Público Nº 46/2020, que proibi aglomerações de pessoas e eventos de qualquer espécie
A agricultura continua a ser o motor essencial da economia local, contudo a diversificação da estrutura na zona rural tem sido essencial para o desenvolvimento de atividades não agrícolas, criando novas fontes de renda e emprego na cidade. 
 Destaca-se no município a produção de soja, avicultura de corte, principalmente de frangos, soja, trigo, milho, além da pecuária,  dentre outros.

Para se tornar município, o território passou por altos e baixos. Em 1948, o território foi elevado à categoria de Distrito Judiciário do município de Apucarana, pela Lei Estadual nº 2 de 11 de outubro de 1947. Já em 1951, foi criado o município de Rio Bom, pela Lei Estadual nº 790. No dia 13 de junho de 1953, foi proposta a mudança da sede do município para Catugí, região onde hoje se encontra o município de Borrazópolis. No mesmo ano, Rio Bom chegou a pertencer à Araruva, hoje Marilândia do Sul. Após diversas divergências, Rio Bom foi desmembrado do município de Marilândia do Sul e, novamente, elevado à categoria de município em 28 de abril de 1964, pela Lei Estadual nº 4859, no artigo 4º. A sua emancipação política se deu no dia13 de dezembro de 1964.
O município chegou a ter 12.000 habitantes, mas, a “geada negra” de 1975, que atingiu as lavouras de café de toda a região norte do Paraná, obrigou muitas famílias a migrarem para regiões mais rentáveis, como São José dos Campos, região das grandes indústrias do país.
De acordo com o IBGE, o município de Rio Bom tem hoje 3.225 habitantes. Está localizado na micro região oito de planejamento Amuvi. Limita-se com os municípios de Apucarana, Marilândia do Sul, Faxinal, Novo Itacolomi e Borrazópolis.

A economia do município de Rio Bom baseia-se no setor primário: agricultura e pecuária. O município conta com algumas indústrias, a maioria de pequeno porte, sendo elas: indústria de móveis e de madeiras, in indústria de beneficiamento e indústria de vestuário. As atividades comerciais são exercidas através de pequenas lojas, bares, mercearias entre outros.
As comunidades rurais pertencentes ao município são 19: Bairro do Campeiro, Bairro da Barroca, Bairro da Ponte, Bairro da Porteira Velha, Bairro da Molina, Bairro da Água Fria, Bairro do 111, Bairro do Lajeadão, Bairro dos Cantidios, Bairro dos 70 Alqueires, Bairro da Santa Maria, Bairro do Paimirim, Bairro Dois Irmãos, Bairro do 90 Alqueires, Bairro dos Godoy, Bairro dos Eloy, Bairro São José, Bairro do Cruzeiro e Distrito Rural de Santo Antonio do Palmital.








Nenhum comentário